
Após um ano da data em que a filósofa feminista Simone de Beauvoir completaria cem anos de existência, a proposta de um colóquio em sua homenagem pretende retomar questões inauguradas por seu pensamento e que permanecem extremamente atuais.
Beauvoir debruçou-se sobre temas que, a despeito do decorrer dos anos e o refinamento alcançado pela reflexão teórica, permanecem controversos e ocupam lugar central no debate acadêmico e político contemporâneo. Assim, inspirados pelo pensamento feminista inaugurado por Beauvoir, o colóquio, este ano, buscará debater questões-chaves do campo do gênero, tais como: mulher e política, conjugalidades e maternidades e paternidades.
As realidades das mulheres (seus destinos em termos de política, reprodução, produção e acasalamento), pautadas pelo feminismo, trouxeram luz às temáticas de centralidade indiscutível no projeto societário e individual do Ocidente.
Ao superar o foco “mulher” e atingir uma pluralidade de identidades generadas, tal discussão se expandiu para questões de igualdade social e de gênero, tornando-se um dos espaços de maior alteração política, social e teórica desde o século passado.
O pensamento de Beauvoir foi inspirador de muitas áreas desta discussão com reflexões filosóficas, históricas, psicológicas e políticas, além da sua inscrição na literatura mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário