segunda-feira, 13 de abril de 2009

Oficinas

Oficina1

Tema: "Masculinidade” na ordem patriarcal: desejo de revisão de um status quo que tem se revelado insuportável.

Apresentadora: Leila Amaral

Resumo:

A partir da leitura oferecida por Ernest van Alphen de duas produções artísticas, o romance "The Confort Of Strangers" do escritor inglês Ian McEwan e de alguns trabalhos do artista plástico americano e videomaker Matthew Barney, o objetivo desta oficina é apresentar uma possível crítica da masculinidade tradicional assim como da oposição entre masculinidade e feminilidade que vem se expressando de forma alegórica no universo da arte contemporânea. A oficina se destina a estudantes e profissionais da área de ciências humanas, de letras e de artes e terá a duração de 120 minutos.


Oficina 2

O AMOR E O SER

Apresentação teórica e vivencial sobre o tema O Amor e o Ser, focalizando a complexidade da experiência amorosa por meio do sentimento de autenticidade e de plena presença.

Coordenação: Sérgio Veleda e Evânia Reichert, coordenadores da Escola Aberta Vale do Ser - Desenvolvimento Humano, Arte e Cultura (RS). Sérgio é terapeuta, professor de meditação e autor do livro A Arte de Equilibrar-se Sobre Um Fundo Vazio. Evania é terapeuta, professora, editora e escreveu Infância, a Idade Sagrada - Anos sensíveis em que nascem as virtudes e os vícios humanos.


Oficina 3

VÍNCULOS VITAIS

Apresentação das idéias centrais do projeto Vínculos Vitais - Prevenção das Neuroses e Humanização das Infância, ilustrada com pequenas vivências e audiovisuais. No temário, as fases da Infância e a formação do caráter, a relação entre educação e saúde, o respeito biopsicológico e a auto-regulação. É preciso educar o educador, pois ele reproduz as marcas de sua própria infância em seu modo de educar.

Coordenação: Evânia Reichert, terapeuta reichiana (Wilhelm Reich), professora, jornalista-editora, pesquisadora, coordenadora de núcleos de promoção da Infância e autora do livro Infãncia, a Idade Sagrada - anos sensíveis em que nascem as virtudes e os vícios humanos. É uma das coordenadoras da Vale do Ser - Desenvolvimento Humano, Arte e Cultura (RS).

Oficina 4

Parto repeitoso

Profª Drª Betânia M. Fernandes- Enfermeira Obstetra

A oficina de parto respeitoso tem como objetivo levar os participantes a refletir as representações que têm sobre o parto normal e como deve ser a assistência ao parto, considerando a autonomia e a liberdade da mulher para tomar as melhores decisões. Está vinculado ao direito de decidir como e onde parir - no hospital, em casa de parto, em domicílio, de cócoras, de joelho, de pé, de lado, etc - com quem parir - parteira, obstetra, acompanhada do marido, da mãe, da doula, etc. “


Um comentário: